25.12.12

All I want for Christmas is... what?

Me lembro de quando o natal era uma data realmente especial. No dia 24, acordava e ia ler minha Bíblia Infantil, enquanto minha mãe preparava alguma coisa para a ceia, que geralmente era na casa da minha tia, ou do meu avô.

Eu não sei quando foi que o Natal deixou de ser uma data especial para mim. Provavelmente quando eu comecei questionar religião e seus dogmas. Ou talvez foi quando aconteceu de não ter festa e eu ter ficado em casa com meus pais, vendo Heroes e comendo sanduíche de frango defumado. As mortes do meu avô e do meu tio, no ano passado, devem ter reforçado isso de alguma forma.

Sei dizer pra você que esse ano eu quase não percebi o Natal chegar. Não sei se eu ainda estar indo pra escola ajudou nisso, talvez.

A ceia ontem foi ótima, ri muito com o o tio que disse que o Chico Buarque era um tarado e com o primo que disse que a primeira pessoa a sofrer bullying no Brasil foi a Geni, mas a festa não tinha o significado de antes. Não sei explicar.

Talvez crescer seja isso. Ou não.

5 comentários:

  1. Eu me sinto assim, mesmo sem ter perdido nenhum ente querido nem nada. Eu acho as propagandas de natal lindas e parte de mim ainda se arrepia ao ver algo como "a magia do natal", sem relacionar a religião, que eu comecei a questionar também. Não sei se temos essa visão meio cética em comum, ou se temos a idade e a fase da vida em comum.
    Eu não sei. Seu blog é lindo, Pat.

    ResponderExcluir
  2. No meu caso, a família foi o motivo principal que me fez ''enjoar'' de natal. Antes, todo mundo se reunia na casa de alguém pra comemorar. Hoje, é cada um no seu canto. Na verdade, comemoramos agora somente o aniversário da minha mãe no dia 24. Natal pra mim, virou sinonimo de capitalismo e futilidade.

    ResponderExcluir
  3. Essa perda da magia do Natal também aconteceu comigo. Não sei explicar... Acho que é como vc disse no final: "talvez crescer seja isso".

    ResponderExcluir